Unhas encravadas: como evitar e tratar

04/03/2010 18:33

 

Unhas encravadas: como evitar e tratar

As unhas encravadas causam dores e um grande desconforto que dependendo do calçado, pode ser difícil calçá-lo e até mesmo andar. Sem contar o aspecto nada agradável. Elas são resultado de infecções, que surgem se as unhas são cortadas de forma errada, pela má formação dos pés, pelo uso de sapatos apertados ou quando as unhas nascem com uma espessura muito grossa.

As infecções nas unhas podem ser graves, prejudicando a saúde. Por isso, as unhas encravadas devem receber o tratamento devido. Aprenda como evitar e tratar unhas encravadas.

 

Para evitar as unhas encravadas

Para evitar unhas encravadas corte-as em formato quadrado e em seguida acerte usando uma lixa. Não corte os cantinhos das unhas e nem deixe com formato arredondado. Não é aconselhável tirar as cutículas sempre, pois elas protegem as unhas da ação de substâncias químicas e microorganismos.

Procure usar sapatos confortáveis que não apertem os dedos. Ao notar que sua unha encravou, é aconselhável procurar um especialista para tratar imediatamente e nada de ficar cutucando, você pode machucar ainda mais a região ou até mesmo piorar a infecção.

 

Tratamento para as unhas encravadas

Após cuidar da unha encravada, é preciso tomar alguns cuidados para que ela não infeccione durante a cicatrização. Evite molhar o curativo e sempre limpar os pés com algodão embebido de álcool. Se não tiver curativo, limpe a unha com água oxigenada e em seguida use uma pomada cicatrizante.

Evite abafar a unha e usar sapatos fechados enquanto não está totalmente cicatrizada. Para que a unha não volte a encravar, lixe sua superfície com o lado fino da lixa. Se observar qualquer alteração na cor ou na textura da unha, é aconselhável procurar um especialista.

Como deixar a pele linda no verão

Para deixar a pele linda no verão, é preciso ter cuidados diários. A exposição ao sol, piscina, mar, areia, vento e até mesmo do ar condicionado, acabam ressecando a pele, deixando com as linhas de expressão carregadas e os sinais de envelhecimento podem aparecer antes do tempo.

Os usos de filtro solar e hidratante são indispensáveis nesta estação, assim como a alimentação adequada e o consumo de água várias vezes ao dia, mas outras dicas também podem ajudar.

 

Como proteger a pele no verão

O primeiro passo para proteger a pele no verão é fazer uma limpeza e tonificação. Em seguida, aplique o filtro solar junto com o hidratante em todo o corpo. Os óleos também ajudam na hidratação formando uma camada protetora na pele evitando que perca água. Eles também recuperam a textura e as características naturais da pele, deixando-a macia e bonita. Para quem possui a pele oleosa, o uso de óleo deve ser em mínima quantidade.

 

Antes de expor o corpo ao sol, é preciso fazer uma esfoliação seguida de hidratação intensa. A pele sem células mortas mantém a cor por muito mais tempo e garante um bronzeado uniforme.

 

Após um dia de praia, tome um banho e em seguida aplique uma loção hidratante pós-sol para refrescar e hidratar a pele. Evite tomar banho muito quente nesta estação, pois a água quente ajuda a ressecar a pele.

 

Escolha um sabonete adequado para o seu tipo de pele e que proporcione uma limpeza suave.

 

No verão, nosso corpo e rosto suam demais e com isso, ajudam na proliferação de bactérias. Manter a pele sempre limpa e fresca ajuda a evitar alguma reação ou tipo de doença de pele indesejável.

 

As mãos são à parte do corpo que mais envelhecem pelo sol. É preciso protegê-las diariamente com protetor solar. Os pés no verão também sofrem, pois o uso de sapatos abertos ajuda a ressecá-los. Para deixá-los macios, lixe para tirar o excesso de pele e hidrate com creme específico para os pés.

 

 

Fontes:

 

https://www.dica.info/

Matéria realizada por: Bruno Tavares